Projeto – Manifestações Culturais
domingo, 30 de setembro de 2012 by Motivação Para Aprender in

AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS PELA ÓTICA DO PROCESSO DE MORTE NO BRASIL E NOS PAÍSES HISPANOAMERICANOS


 


 


 


 


 


 

Beatriz Vidotti da Trindade PINTO
Elisabethe Ferreira de JESUS
Raquel KAISER


 

Projeto realizado por professores licenciados em Letras, cuja finalidade é apresentar aos alunos as diversas manifestações culturais a cerca de um mesmo evento, aqui atribuído ao processo da morte. O intuito é fazer que com o aluno através de uma pesquisa, posteriormente organizada em um trabalho e apresentação de Slides, apresentados a classe e discutido com a mesma, compreenda como se constrói o processo simbólico denominado cultura.


 


 


 


 


 


 

São Paulo/2012

INTRODUÇÃO


 

O Homem tem por necessidade manifestar um comportamento a cerca de um evento que o cerca. Assim ele cria hábitos e costumes frente a determinado acontecimento, estes hábitos e costumes em geral são hereditários, tornando-se tradição, a este denominamos processos culturais.

No entanto sabemos que não existe uma realidade apenas na concepção de Homem, o que pressupõe que exista, assim diversos processos culturais. Isto devido às diversas línguas, concepções, situação geográfica, história, dentre outros.

Desta forma podemos apontar para um evento comum a toda humanidade e buscar observar se há diversas representações culturais.

Escolhemos aqui a Morte como processo comum e natural a toda a humanidade. Analisando assim seu significado, as manifestações que a representam e celebram-na.

Caberá aos alunos, portanto, pesquisar as diversas manifestações culturais a cerca da morte, apresentar um trabalho para classe e logo que todos os trabalhos sejam apresentados realizar uma discussão sobre o tema.

    

OBJETIVOS


 

Objetivo Geral

Conhecer eventos culturais de países hispanoamericanoss e apresenta-los por meio das TIC.


 

Objetivos Específicos
    
- Realizar pesquisar utilizando as TIC (Páginas da Web, Wiki Pages) a fim de adquirir informações a cerca de manifestações culturais sobre o "Día de Los Muertos" (celebrações, costumes, crença, história);
    - Realizar pesquisas teorias (artigo científicos, enciclopédia, livros didáticos);
    - Refletir em pequenos grupos o significado do "Día de los Muertos" tendo como referencia a pesquisa previamente realizada;
    - Refletir em pequenos grupos as diferenças entre a concepção de morte no Brasil e nos países hispanoamericanoss.
    - Realizar um debate com todos os grupos baseado nas pesquisas realizadas e conclusões dos grupos.
    - Realizar uma celebração de caráter cultural apenas do "Día de los Muertos", admitindo apenas costumes, comidas típicas e conteúdos artísticos. Dispensando, portanto, qualquer aspecto religioso.

    


PUBLICO-ALVO

    O publico ao qual esse projeto se destina são a alunos do Ensino Médio do curso de espanhol do CEL (Centro de Estudo de Línguas), unidade de Itapecerica da Serra-SP.


 

CRONOGRAMA

    Este projeto será desenvolvido durante o terceiro bimestre do ano de 2012.


 

RECURSOS UTILIZADOS

Pesquisa

  • Internet
  • Artigos Científicos, Livros Didáticos, Enciclopédias;


 

Confecção dos Trabalhos e Slides

  • Software Microsoft Word;
  • Impressora;
  • Folhas de Sulfite A4;
  • Software Microsoft Power-Point;
  • Imagens e/ou Figuras do Web;


 


 

Apresentação dos Trabalhos e Discussão

  • Slides
  • Data-Show;


 

Representação Cultural do "Día de los Muertos"

  • Carteiras e Cadeiras;
  • Papeis Decorativos;
  • Comidas Típicas;
  • Velas;
  • Sal;
  • Terra;
  • Agua;
  • Recipientes de plástico e/ou madeira;
  • Brinquedos e vestuários temáticos;
  • Fotos Representativas.


 

METODOLOGIA


 

Etapa 1 – Proposta e apresentação do Projeto para os alunos

Em uma aula o professor fará uma prévia explicação sobre as manifestações culturais do homem, tal como ela é construída e se estende sobre as gerações e também sobre sua importância por retratar acontecimentos que cercam a humanidade. Logo após, o professor apresentará a proposta de realizar uma pesquisa que enfoque nas manifestações culturais o processo da morte, admitindo uma reflexão a respeito das diferentes concepções deste processo no Brasil e nos países hispanoamericanos. Depois o professor exporá que será realizado um debate sobre as pesquisas realizadas e as conclusões de cada grupo. Por fim o professor irá expor que será realizado uma manifestação de caráter cultural sobre o "Día de Los Muertos".

O professor irá propor que se formem pequenos grupo com aproximadamente 6 alunos.

Por fim o professor estipula um prazo para realização de todas as tarefas, admitindo que as duas últimas atividades sejam realizadas dentro da unidade escolar e dois dias, um para cada atividade.


 

Etapa 2 – Pesquisa

    Os alunos farão as pesquisa do trabalho somente com seus respectivos grupos utilizando a internet, livros, enciclopédias, artigos científicos e enciclopédias. Caberá a cada grupo pesquisar o processo cultural que envolve a morte, desta forma buscando hábitos, conteúdos artísticos e culinários e fundamentos místicos.

    

Etapa 3 - Confecção dos Trabalhos e Slides

    Após terem efetuado a pesquisa os alunos estruturaram-na em um trabalho admitindo: Capa, Contracapa, Introdução, Sumário, Conteúdo (Desenvolvimento), Conclusão. Por fim o trabalho será impresso.

    Os alunos deverão utilizar aqui o software Microsoft Word para digitação do trabalho e o software Microsoft Power-Point para criação de uma apresentação em Slides com no máximo 15 quadros.


 


 

Etapa 4 - Apresentação dos Trabalhos e Discussão

    Em uma aula previamente separada e anunciada pelo professor, os alunos apresentarão seus trabalhos em 10 minutos cada grupo, utilizando os recursos do trabalho escrito e expondo os Slides.     

    Após apresentação dos trabalhos o professor inicializará uma discussão, introduzindo a questão das diferentes manifestações culturais, focando na concepção cultural de morte no Brasil e nos países hispanoamericanoss. A discussão terá tempo máximo de 25 minutos.


 

Etapa 5 - Representação Cultural do "Día de los Muertos"

    Em outra aula o professor irá coordenar a produção da Representação Cultural do "Día de los Muertos", que é mais comum no país do México. Neste evento o professor deve considerar apenas conteúdos que apresentem a cultura, dispensando qualquer conteúdo religioso.     Os alunos estruturarão este evento, desde organização até a decoração. Por fim os alunos poderão convidar outras classes para apreciar a representação adjunta a uma explicação realizada pelos alunos e mediada pelos Slides.


 

Etapa 6 – Analise do Projeto

    Após a realização das atividades de apresentação de trabalhos e da representação cultural, em uma aula, o professor faz em 25 minutos uma avaliação sobre o projeto desenvolvido, buscando a opinião pessoal de cada aluno.


 

ANALISE DOS RESULTADOS


 

    O projeto foi desenvolvido ao longo do terceiro bimestre, utilizando 4 aulas. Todos os alunos conseguiram elaborar e apresentar seus trabalhos. Também todos os alunos participaram da construção da Representação Cultural.

    Obteve-se os resultados esperados previamente apresentados no objetivo deste projeto. Vale salientar os conteúdos apresentados nos trabalhos e slides, a discussão realizada e o evento cultural; pois todos foram de grande qualidade e conteúdo.

    Conclui-se, portanto, que os alunos puderam conhecer e refletir sobre como constrói-se um processo cultural, admitindo que para isso deve-se abranger estipulados atributos.

    






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    CENTRO DE ESTUDIOS DE SOLIDARIEDADE

    Abrigará um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e esculturas expostas ao ar livre. O surgimento de “Chiapas es arte” no cenário das instituições culturais do Continente Americano tem a missão de criar um acervo artístico e de definir estratégias museológicas que possibilitem o acesso da comunidade aos bens culturais. Nesse sentido, trata-se de aproximar o público de um relevante conjunto de obras, produzidas por artistas de diferentes partes do Continente Americano, refletindo de forma atual sobre as questões da contemporaneidade.
    “Chiapas es Arte” é a única instituição desde Continente que exibirá continuamente um acervo de excelência internacional de arte contemporânea.
    Graças a uma série de contextos específicos, “Chiapas es Arte” oferece um novo modelo distante daquele dos museus urbanos. Associaremos o projeto cultural ao Centro de Estudos de Solidariedade e ao desenvolvimento de uma relação espacial entre arte e natureza, que possibilita aos artistas criarem e exibirem suas obras em condições únicas. O espectador é convidado a percorrer jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales, estabelecendo uma vivência ativa do espaço.
    “Chiapas es Arte” tem como proposta ser um lugar em contínua transformação.

    Existe um Centro de Estudos da violência na USP ao qual devemos boas análises. Mas propomos criar aqui em “Chiapas es Arte” um centro de estudos sobre a solidariedade entre os pobres. O objetivo é compreender melhor as diferentes formas de ajuda mútua e tentar descobrir como repercute a produção de discurso visual que escapa á industrial cultural. O discurso que repercute nos meios de comunicação nos deixa claro que o pobre é violento e, por isso, só olhamos como a violência se dá entre eles. Este projeto é um raio de sol acomodado com a semente da solidariedade e acreditamos que dará uma transformação melhor.

    CENTRO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL

    Centro de desenvolvimento ambiental tem como objetivo básico desenvolver um trabalho de conscientização ambiental capaz ade promover a conciliação da preservação de espécies arbóreas da flora com elevação da qualidade de vida humana, gerando renda, despertando a consciência ecológica e integrando a comunidade.
    Nosso trabalho tem, além do objetivo fundamental ligado á preservação ambiental, a preocupação com o processo educativo de cada individuo. Contamos também com você, uma semente importantíssima na execução deste projeto cultural.










    Orçamento

    A - uma hectare de terra próxima a
    Ponte San Cristóbal de las Casas……………………100000
    B. Construção da www.galeriagustavoflores.com.mx 50000
    C Construção da casa para residência de artistas 50000
    D Jardines ..................................................................... 10000
    F .- Divulgação.................................................................... 2400
    Total .......................................................................... 23400
    13 por cento ................................................. 3042

    Total geral ........................................................................... 26442

    http://www.vakinha.com.br/vaquinha/centro-de-estudios-de-solidariedade

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