Plano de Aula
by Motivação Para Aprender in


E. E. Joaquim Fernando Paes de Barros Neto / Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE















Plano de Aula: Estudo da Lusofonia





Componentes do grupo

Beatriz Vidotti
Elisabethe de jesus
Marceliana Mendes
Maria de Lourdes
Raquel Kaiser








Trabalho a ser apresentado no curso de Introdução a Educação Digital oferecido pelo Ministério da Educação
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
e-Proinfo Integrado





Itapecerica da Serra, 22 de maio de 2012.

Plano de Aula

Blog: motivacaoparaaprender.blogspot.com.br
Tema da aula: Estudo da Lusofonia
Disciplina: Inclusão digital as Novas Tecnologias / Língua Portuguesa
Publico Alvo: Ensino Médio (alunos do Curso e-proinfo tecnologia da Informação)
Duração: 100 minutos (máximo).


Para aprender, necessitam-se dois personagens (ensinante e aprendente) e um vínculo que se estabelece entre ambos. (...) Não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar. (Fernández, 1991, p. 47 e 52).


Introdução


Após desenvolvermos atividades e discussões com o grupo passamos por vários temas até decidirmos pelo tema o qual também da titulo ao nosso blog.
Escolhemos este tema por acreditarmos que um dos principais motivos do fracasso na aprendizagem está na falta de motivação dos alunos, ou seja, a escola perdeu o sentido para os mesmos, que não a vê mais com um lugar de aprendizagem e sim como um lugar de encontro com os amigos.
Por isso, com esse projeto pretendemos resgatar no aluno à vontade de aprender, de estar na escola.  Para isso unimos dois elementos que já fazem parte do dia a dia de nossos alunos a música e as novas tecnologias em uma atividade dinâmica e interativa.

Conteúdos:

Dinâmica: Pré-aquecimento (O que é motivação?);
Definição dada pelos autores sobre O que é motivação;
Definição de Lusofonia;
Música (Kuduro) e Vídeo (Documentários sobre Angola).

Objetivo Geral:

Reconhecer a Língua Portuguesa como realidade histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento da cultura e identidade de um individuo, de um povo e de uma comunidade.

Objetivos Específicos:

Despertar o interesse do aluno para a aprendizagem;
Levar o aluno, a saber, manusear as tecnologias;
Localizar informações de acordo a proposta oferecida no blog;
Avaliar a importância da oralidade em situação de comunicação e interação.
Metodologia:

Pré-aquecimento do que é motivação / Apresentação da música Kuduro;
Deslocar os alunos para a sala de informática, contato com as tecnologias “Internet”;
Acessar o blog (conhecer o blog elaborado pelo grupo);
Assistir o documentário sobre a Angola;
Definição da Lusofonia
Comparar as marcas de oralidade entre a Língua Portuguesa falada no Brasil e Língua Portuguesa falada na Angola para isso terão o áudio e o vídeo.
Transcrever a letra da música a partir da compreensão auditiva (música Kuduro ‘versão original’ Paulo Flores).
Pesquisar sobre o novo acordo ortográfico e países da África que falam o português.
Postar comentários das pesquisas realizadas.

Desenvolvimento:

1º - Momento: Dinâmica para pré-aquecimento.
Iniciar com a pergunta. O que é motivação? Durante a interação os alunos ouvirão a música “Canto de Rua” de Paulo Flores (ritmo musical Kuduro), para familiarizar-se com o contexto a ser estudado;

2º - Momento: Levaremos os alunos à sala de informática para que eles possam conhecer o blog - motivacaoparaaprender.blogspot.com.br, após eles irão ler a definição do que é motivação, segundo os autores citados;

3º - Momento: Assistir o documentário sobre Angola, um dos oito países que fazem parte da lusofonia, na sequência explicar a origem da Lusofonia dentro do documentário, já que o português é falado em vários países Brasil, Portugal, África (Moçambique, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau...) e China (Macau); após irão ler a definição do que é lusofonia através do link disponibilizado no blog;

4º - Momento: Atividades de compreensão auditiva. Os alunos irão ouvir novamente a música e fazer a transcrição das palavras que dificultaram a sua compreensão;

5º - Momento: A partir da pesquisa sobre o novo acordo ortográfico, postar no blog (comentários) respostas às seguintes questões: Por que surgiu então, o novo acordo ortográfico? Haveria necessidade dele na comunicação entre os povos? Por quê?

Técnicas e recursos utilizados:

Aulas expositivas, explicativas e participativas;
Leitura e interpretação;
Internet;
Video de documentário e música;
Computador;
Sala de informática.



Avaliação:

Será observada a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas na sala de informática (individual e/ou em grupos);
Produção oral e escrita.

Bibliografia:

Alonso Tapia, J.; Caturla Fita, E. A motivação em sala de aula: O que é como se faz. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.p. 9.

Bergamini, Cecília Whitaker. Motivação nas Organizações. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 214.

Bock. Ana M. Bahia (org.). Psicologia: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva 1999.p.121.

Garrido, I. Motivación, emoción y acción educativa. In: Mayor, L.; Tortosa, F. (Coord.) Ámbitos de aplicación de la psicología motivacional. Bilbao: Declée de Brouwer, 1990. p.295

Miller, F.; Ferreira, M. L. Motivação da aprendizagem. Cadernos de Educação, n.2. Belo Horizonte: MEC / INEP, p. 9.

Secretaria do Estado de São Paulo. Caderno do aluno 1ª série do Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias, 2008. p.15.







Postar um comentário