E. E. Joaquim Fernando Paes de Barros
Neto / Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE
Plano de Aula: Estudo da Lusofonia
Componentes do grupo
Beatriz
Vidotti
Elisabethe
de jesus
Marceliana
Mendes
Maria de Lourdes
Raquel Kaiser
Trabalho a ser apresentado no curso de
Introdução a Educação Digital oferecido pelo Ministério da Educação
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
e-Proinfo Integrado
Itapecerica da Serra, 22 de maio de 2012.
Plano de Aula
Blog: motivacaoparaaprender.blogspot.com.br
Tema da aula: Estudo da Lusofonia
Disciplina: Inclusão digital as Novas Tecnologias / Língua
Portuguesa
Publico Alvo: Ensino Médio (alunos do Curso e-proinfo tecnologia da
Informação)
Duração: 100 minutos (máximo).
Para aprender, necessitam-se dois
personagens (ensinante e aprendente) e um vínculo que se estabelece entre
ambos. (...) Não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem
outorgamos confiança e direito de
ensinar. (Fernández, 1991, p. 47 e 52).
Introdução
Após desenvolvermos atividades e
discussões com o grupo passamos por vários temas até decidirmos pelo tema o qual
também da titulo ao nosso blog.
Escolhemos este tema por acreditarmos que um dos principais motivos do fracasso na aprendizagem está na falta de
motivação dos alunos, ou seja, a escola perdeu o sentido para os mesmos, que
não a vê mais com um lugar de aprendizagem e sim como um lugar de encontro com
os amigos.
Por isso, com esse projeto
pretendemos resgatar no aluno à vontade de aprender, de estar na escola. Para isso unimos dois elementos que já fazem
parte do dia a dia de nossos alunos a música e as novas tecnologias em uma
atividade dinâmica e interativa.
Conteúdos:
Dinâmica: Pré-aquecimento (O que
é motivação?);
Definição dada pelos autores
sobre O que é motivação;
Definição de Lusofonia;
Música (Kuduro) e Vídeo
(Documentários sobre Angola).
Objetivo Geral:
Reconhecer a Língua Portuguesa
como realidade histórica, social e geográfica, como manifestação do pensamento
da cultura e identidade de um individuo, de um povo e de uma comunidade.
Objetivos Específicos:
Despertar o interesse do aluno
para a aprendizagem;
Levar o aluno, a saber, manusear
as tecnologias;
Localizar informações de acordo a
proposta oferecida no blog;
Avaliar a importância da
oralidade em situação de comunicação e interação.
Metodologia:
Pré-aquecimento do que é
motivação / Apresentação da música Kuduro;
Deslocar os alunos para a sala de
informática, contato com as tecnologias “Internet”;
Acessar o blog (conhecer o blog
elaborado pelo grupo);
Assistir o documentário sobre a
Angola;
Definição da Lusofonia
Comparar as marcas de oralidade
entre a Língua Portuguesa falada no Brasil e Língua Portuguesa falada na Angola
para isso terão o áudio e o vídeo.
Transcrever a letra da música a
partir da compreensão auditiva (música Kuduro ‘versão original’ Paulo Flores).
Pesquisar sobre o novo acordo
ortográfico e países da África que falam o português.
Postar comentários das pesquisas
realizadas.
Desenvolvimento:
1º - Momento: Dinâmica para
pré-aquecimento.
Iniciar com a pergunta. O que é
motivação? Durante a interação os alunos ouvirão a música “Canto de Rua” de
Paulo Flores (ritmo musical Kuduro), para familiarizar-se com o contexto a ser
estudado;
2º - Momento: Levaremos os alunos
à sala de informática para que eles possam conhecer o blog -
motivacaoparaaprender.blogspot.com.br, após eles irão ler a definição do que é
motivação, segundo os autores citados;
3º - Momento: Assistir o documentário sobre Angola, um dos
oito países que fazem parte da lusofonia, na sequência explicar a origem da
Lusofonia dentro do documentário, já que o português é falado em vários países
Brasil, Portugal, África (Moçambique, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné
Bissau...) e China (Macau); após irão ler a definição do que é lusofonia
através do link disponibilizado no blog;
4º - Momento: Atividades de compreensão auditiva. Os alunos
irão ouvir novamente a música e fazer a transcrição das palavras que
dificultaram a sua compreensão;
5º - Momento: A partir da
pesquisa sobre o novo acordo ortográfico, postar no blog (comentários)
respostas às seguintes questões: Por que surgiu então, o novo acordo
ortográfico? Haveria necessidade dele na comunicação entre os povos? Por quê?
Técnicas e recursos
utilizados:
Aulas expositivas, explicativas e
participativas;
Leitura e interpretação;
Internet;
Video de documentário e música;
Computador;
Sala de informática.
Avaliação:
Será observada a participação dos
alunos nas atividades desenvolvidas na sala de informática (individual e/ou em
grupos);
Produção oral e escrita.
Bibliografia:
Alonso Tapia, J.; Caturla Fita,
E. A motivação em sala de aula: O que é como se faz. 3. ed. São Paulo:
Edições Loyola, 2000.p. 9.
Bergamini, Cecília Whitaker. Motivação
nas Organizações. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 214.
Bock. Ana M. Bahia (org.). Psicologia: uma introdução ao estudo de
Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva 1999.p.121.
Garrido, I.
Motivación, emoción y acción educativa. In: Mayor, L.; Tortosa, F. (Coord.) Ámbitos
de aplicación de la psicología motivacional. Bilbao: Declée de Brouwer,
1990. p.295
Miller, F.; Ferreira, M. L. Motivação da aprendizagem. Cadernos de
Educação, n.2. Belo Horizonte: MEC / INEP, p. 9.
Secretaria do Estado de São
Paulo. Caderno do aluno 1ª série do Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas
tecnologias, 2008. p.15.