Portifólio
domingo, 30 de setembro de 2012 by Motivação Para Aprender in


Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE

 
e-Proinfo - Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs

 
Beatriz Pinto Vidotti
Elisabeth Ferreira de Jesus
Raquel Kaiser

 

 
Atividade 2.5 - Portfólio
Professor/Orientador: Osmar

 
Itapecerica da Serra, 15 de setembro de 2012.
APREDENDO COM AS TICs
Estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade, a sociedade da informação, com novo formato de receber e transmitir informação, e de uma busca interminável de conhecimento. As pessoas, hoje em dia, têm acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muito mais eficácia e rapidez. Com a explosão da computação e, consequentemente da internet, passou-se a considerar que disponibilizar informação em uma página da Internet seria um processo educativo contínuo e a formativo. Por isso o papel dos professores tem que mudar, e os cursos superiores precisam preparar esses novos docentes para não perderem o controle das tecnologias digitais que são requeridas ou se dispõem a usar em suas salas de aulas. Os professores precisam aprender a manusear as novas tecnologias e ajudar os alunos a, e eles também, aprenderem como manipulá-las e não se permitirem serem manipulados por elas.

 

Mas para tudo isso funcionar é essencial à atualização/aprendizado/estudo do professor/profissional, isto é, dar oportunidade para os mesmos se capacitar. Acreditamos que essas oportunidades são de grande valia, exemplo disso, é esse curso (e-Proinfo) que nos ajuda a conhecer os procedimentos, básicos, de como usar e manipular as ferramentas tecnológicas. Entretanto, esse curso tem nos incentivado a conhecer e a buscar aprimoramento, até porque, mesmo com aulas presenciais o cursita tem que pesquisar bastante para realizar as tarefas solicitadas. Porém para compreender melhor as atividades, segue abaixo uma breve contextualização do que foi ensinado e aprendido até o momento (módulo I e II).

 


Contextualização:

  • Conhecendo AVA;
  • Internet;
  • Hipertexto;
  • Hipermídia...

     
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem

Ambientes virtuais de aprendizagem (do inglêsVirtual learning environment) são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, são usados para complementar aulas presenciais. Ex: MoodleSOLARTelEduc etc...

 
http://interworldrk.tripod.com/oque.html

 A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é um processo da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet). Todos os computadores que entendem essa linguagem são capazes de trocar informações entre si. Assim podem se conectar máquinas de diferentes tipos, sejam eles PC's, Mac's e Unix...

 
Hipertexto é um tipo de texto eletronico que agrega uma série de textos conectados entre si. É um texto impresso no qual se tem palavras destacadas (Links) que permitem cortar ou adicionar pedaços de outros textos...

 
...hipermídia é "o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja sequencia constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário".

 

 
    Portanto, todos esses itens citado acima foram de grande aprendizado, pois cada um deles tem grande importância para o trabalho profissional quanto pessoal, principalmente o Blog, uma rede social que facilita o trabalho recíproco. Partindo desses estudos o que mais chamou a atenção do nosso grupo foi essa rede, no qual é um espaço maravilhoso para troca de experiência, comunicação, interação... Inclusive já é utilizado para realizar trabalhos, alguns deles são: compensação de ausências e recuperação contínua ou paralela.

 

Postar um comentário